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O que podemos aprender sobre empreendedorismo com Elon Musk

 

É certo que muita gente já escutou o nome do famoso criador de empresas como: PayPal, Tesla, SpaceX entre outras. Saíram por último algumas notícias sobre o fracasso do 4º foguete que pretendia pousar em Marte pela empresa SpaceX. Porém nenhuma das tentativas frustradas fizeram o controverso Elon Musk desanimar. Separamos algumas lições que podemos tirar com o empresário para inspirar os que pretendem empreender ou já possui seu próprio negócio.

1. Não desista nos primeiros obstáculos

Empreender não é uma tarefa muito fácil e muitas vezes é marcada por tentativas frustradas, e não é porque você tenha fracassado na primeira tentativa de começar um negócio ou até na quinta seja motivo para desistir de tudo. Elon Musk, por exemplo, queria trabalhar com tecnologia, mas não conseguia ser contratado por nenhuma empresa do setor. O que ele fez então? Criou sua primeira empresa nesse ramo, a Zip2 com um orçamento de US$ 2 mil emprestados de seu pai. Que depois a vendeu cinco anos depois para a Compaq por US$ 340 milhões.

 

2. Prepare-se para enfrentar desafios

Empreender não é apenas fruto de vontade. Para obter sucesso é importante se preparar, o próprio Musk afirma que abrir um negócio é como “mascar vidro e encarar o abismo”. Vão surgir problemas e desafios pelo caminho, por isso é importante trabalhar bastante, corrigir processos e descobrir meios de obter recursos para fazer a empresa crescer.

 

3. Busque agir não espere a inspiração

Uma das estratégias de inovação de Elon Musk que os empreendedores devem ter como lição é não ficar esperando uma inspiração para fazer a diferença no mercado. Ele reforça que ter uma motivação pode ajudar, mas o importante é sempre trabalhar bastante para colher os resultados e não se frustrar no futuro.

 

4. Oferecer inovação deve ser uma busca constante

Gerar inovação para a sua empresa é imprescindível para que você possa oferecer valor com algo diferente no mercado. Não adianta lançar algo igual ao que já existe. A Apple, por exemplo, revolucionou o mercado de telefonia com o iPhone, já que era algo inédito.

Caso não seja algo novo, a empresa deve lançar um produto ou serviço muito melhor do que as concorrentes. Isso porque os consumidores vão comprar da marca que confiam, podendo apostar no novo apenas se ele for superior.

 

5. Esteja disposto a correr riscos

Os negócios, independentemente do segmento, não estão isentos de riscos. Segundo Musk, quanto maior a possibilidade de retorno de uma empresa, maior é o risco. Desse modo, quem tem medo de se arriscar, fica engessado e perde as melhores oportunidades do mercado.

 

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